Entenda as principais causas que fazem com que sua aprovação para o visto americano seja recusada.
Sabe aquela sensação de frustração que bate quando você recebe o comunicado de que seu pedido para emissão de visto foi rejeitado?
Pois então, infelizmente, esta é uma situação incômoda que afeta diversas pessoas, justamente quando estão se planejando para realizar aquela viagem dos sonhos. Saber o porquê isso acontece é fundamental para evitar este transtorno.
O processo de emissão de visto não é tão simples assim, ainda mais se tratando do americano, já que os Estados Unidos é um dos principais destinos de não imigrantes, seja por motivos de turismo, trabalho temporário, estudo e intercâmbio.
Além disso, entender todo o processo burocrático, desde o preenchimento de documentos até a entrevista, pode ser decisivo no momento da obtenção ou não do visto, e muitas pessoas acabam se perdendo no meio do processo. Confira a seguir, as principais causas que fazem seu visto americano ser negado e antecipe-se a eles, boa leitura!
● 1Perfil inelegível
● 2Insegurança durante a entrevista
● 3 Documentação incompleta
● 4Preenchimento errado do formulário DS- 160
Perfil inelegível
Considerando o motivo da sua viagem, é importante atentar-se a alguns requisitos necessários para enquadrar no perfil desejado e não ter o seu pedido negado.
Imagina que você possui uma carteira de habilitação, só que para dirigir determinadas categorias de veículos é preciso ter a CNH equivalente, com o processo de expedição do visto é a mesma lógica, para conseguir a aprovação você precisa estar apto.
Por exemplo, se você está pretendendo viajar por motivos de turismo, ter um histórico de viagens comprovadas e apresentar uma renda que mostre a capacidade de manter-se nos Estados Unidos durante o período estipulado, faz total diferença para sua aprovação.
Então, lembre-se da necessidade de fazer uma análise prévia do seu perfil, antes de dar entrada no processo de retirada do visto americano, para que as informações sejam colocadas da maneira mais adequada possível para análise do Consulado Americano.
Insegurança durante a entrevista
Após a análise do seu perfil, e comprovado a qualificação do pedido referente ao visto americano, chegou a fase que muitas pessoas temem, a entrevista com o oficial consular.
Vale mencionar que a entrevista costuma ser curta e seu período de duração não excede os cinco minutos.
Infelizmente, apresentar insegurança durante a entrevista por parte do requerente, é umas das principais razões de recusa do pedido de expedição do visto americano, então o que fazer nessas horas e como reverter a situação?
Porém, não há motivos para desespero, o segredo chama-se preparação. Logo é muito importante que haja uma espécie de simulação anterior à entrevista, pois só assim, você será capaz de responder todas as perguntas realizadas pelo oficial consular com segurança.
Aqui vão algumas dicas! Sempre mantenha contato visual com o cônsul durante a entrevista, isso demonstra confiança da sua parte e mostra a veracidade dos fatos. Fale pausadamente e deixe bem claro suas respostas, alguns oficiais podem ter dificuldade com o português.
E por último, sempre responda as perguntas feitas a ti, seja sincero, não adianta tentar inventar uma resposta não condizente com seu perfil.
Documentação Incompleta
Falta de documento ou informações incompletas, também podem comprometer a análise para obtenção do visto americano. Por isso, deixe tudo separado e organize bem a papelada.
Em alguns casos, a documentação pode não ser exigida durante a sua entrevista, ainda sim, esteja preparado caso algum tipo de documento seja requisitado pelo Consulado. Os principais documentos exigidos costumam ser o imposto de renda juntamente com o extrato bancário, ambos para comprovação de renda.
Preenchimento errado do formulário DS160
Ainda que a etapa do preenchimento do formulário DS 160 seja algo relativamente simples, o autor do pedido deve atentar-se às perguntas e inserir as informações corretamente, caso contrário, corre o risco de ter seu visto negado por questões de detalhes ou informação incompleta.
Outro detalhe importante, o documento encontra-se originalmente em inglês no site do Consulado, assim, procure ajuda de alguém no momento de preencher, se porventura você não tiver facilidade com o idioma inglês.
Agora que você já sabe os principais motivos que levam seu visto americano a ser negado, já pode se preparar para reduzir as possibilidades disso vir a acontecer.
Lembre-se que durante todo o processo de solicitação do visto é importante deixar claro sua situação financeira e os vínculos com seu país de origem, no caso o Brasil, sejam vínculos familiar ou empregatício, em resumo os vínculos socioeconômicos. A falta de apresentação de vínculos podem gerar suspeitas sobre o real motivo da sua visita.
O Consulado precisa ter a certeza que a sua viagem para os Estados Unidos é temporária e que só tem o interesse de permanecer no país com o motivo estritamente mencionado: turismo, trabalho temporário, intercâmbio ou estudo.
Se estiver interessado pelo conteúdo e quer ter acesso a mais informações, acesse o nosso site.